Um comerciante notou algo interessante com os sacos de farinha guardados na despensa. Em cada prateleira havia 3 sacos numerados de 1 a 9. Na primeira prateleira havia um saco e um espaço seguido por um par de sacos, enquanto que na segunda prateleira havia 3 sacos agrupados, já na terceira prateleira havia 2 sacos e mais um após um espaço. Ao multiplicar o numero do saco isolado (7) pelo numero formado pelo par de sacos que o seguiam (28) ele obteve o resultado 196, exatamente o número formado pelos 3 sacos agrupados na prateleira do meio. Entretanto ao multiplicar os sacos da terceira prateleira (34 x 5 ) o resultado foi 170. Como seria possível arrumar estes sacos de forma que a multiplicação de cada par pelo seu vizinho isolado desse um resultado igual ao número da prateleira do meio ? isso com o menor número de movimentos ( trocas ) possíveis e sem mudar a posição dos espaços...DICA: são 3 movimentos...entende-se por movimento a troca de posição entre dois sacos.
resposta : Na primeira prateleira troque os sacos 2 e 7. Ficara (2 78).trocamos então o saco 5, da última prateleira pelo saco 9 da prateleira do meio. O número formado na prateleira do meio será 156. por último trocamos de lugar os sacos 9 e 4 da terceira prateleira. Veja como ficará:
ResponderExcluirprimeira prat: 2 78
segunda prat: 156
terceira prat: 39 4
assim o produto dos numeros nas mesmas prateleiras será 156, exatamente o número da prateleira do meio e realizamos apenas 3 trocas.