sexta-feira, 11 de junho de 2010

Lógica da probabilidade

   Antigamente havia um show infanto-juvenil na TV comandado pelo Serginho Mallandro em que a criança tinha que escolher uma entre três portas. Atrás de duas delas havia monstros, e atrás de uma somente havia a tão sonhada bicicleta. Fato é que depois que a criança escolhia a porta, o Serginho sempre abria uma das duas restantes para soltar um monstro. Depois que a criatura tocava o terror no palco, o apresentador perguntava pra criança se ela queria continuar com a mesma porta ou se preferia mudar de porta. Se conhecesse estatística e lógica, o que seria mais interessante para a criança fazer? Ficar parada ou mudar para a outra porta?

2 comentários:

  1. resposta: por incrivel que pareça é melhor pra criança trocar de porta. quando a criança escolhe tem uma chance em três de acertar e duas em três de errar.quando o sérgio malandro abre uma porta, aquelas duas chances de errar viram uma só e aí a porta que resta tem uma chance dupla, duas em três, em relação a que a criança tinha escolhido, que era desde o início uma em três.

    ResponderExcluir
  2. na verdade este é um conceito estranho, particularmente não consigo perceber vantagem em trocar de porta, mas a resposta ai tem certa lógica

    ResponderExcluir

Html email form powered by 123ContactForm.com | Report abuse