sábado, 5 de junho de 2010

Macacos me mordam

   O estudo foi publicado em 2007, mas é tão bacana que merece um post. Dois pesquisadores do Instituto de Pesquisa com Primatas da Universidade Kyoto, no Japão, ensinaram chimpanzés a reconhecer números e tocá-los em sequência, em locais aleatórios de uma tela de computador, e constataram que os animais não só aprendem a sequência, como passam sozinhos a generalizar: acertam não só 1-2-3-4-5-6 em ordem, como também 3-5-8-9.
Se isso significa que os chimpanzés podem usar rabiscos arbitrários, também conhecidos como "números" para representar quantidades? Provavelmente sim. Mas essa ainda não é a parte mais embasbacante do estudo.
   Para tornar as coisas mais interessantes, os pesquisadores a seguir cobriam os números com quadrados assim que os animais tocavam no primeiro da série, transformando a tarefa de ordenar números do menor para o maior em um teste de memória de curta duração. E... os animais ainda realizavam a tarefa com uma proeza incrível, em troca de guloseimas entregues a cada sequência acertada.
   E mais: o animal mais novo, o chimpanzé Ayumu, deixava universitários japoneses no chinelo! O jovem era tão rápido e certeiro mesmo na versão mais difícil do teste, quando os números sumiam quase instantaneamente, que os pesquisadores suspeitam que ele tenha uma forma de memória fotográfica - que crianças humanas também tendem a ter, mas que se perde com a idade.
   Quem é melhor, mais forte, ou mais gostoso, o homem ou o chimpanzé? Não importa; o essencial é constatar que não somos necessariamente os melhores em tudo nesse planeta. Um pouco de humildade sempre vem bem...

   Esse chimpanzé não conta como humanos, mas como a dele memória se sustenta? Nesse teste, os números de um anove são rapidamente substituídos por quadrados brancos e o chimpanzé deve lembrar-se da posição deles na tela. Três jovens chimpanzés se saíram muito bem no teste, levando os pesquisadores a pensar que seria algo similar à memória fotográfica. Chimpanzés jovens obtiveram resultados melhores que suas mães e que humanos universitários. Quando os números foram mostrados na tela por períodos curtos de tempo, os humanos tiveram problemas para lembrar-se da sua ordem, enquanto os chimpanzés se saíram tão bem quanto no outro teste. É a primeira vez que os chimpanzés superam humanos em um teste de memória.

    Veja este vídeo e fique impressionado com o desempenho do macaco.

http://www.youtube.com/watch?v=nTgeLEWr614&feature=player_embedded


  Faça você o mesmo teste disponivel nesse link logo abaixo...



 
http://flashfabrica.com/f_learning/brain/brain.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Html email form powered by 123ContactForm.com | Report abuse