segunda-feira, 25 de abril de 2011

Explicando a ilusão das projeções no cinema.

    Quando inventou o projetor de cinema, o norte-americano Thomas Edison (1847-1931) determinou que a velocidade de projeção seria de dez fotogramas por segundo, para economizar filme. Por isso, os filmes antigos parecem saltar na tela. O projetor de 24 fotogramas, usado hoje em dia, surgiu anos depois.


    Se alguém lhe dissesse que metade do tempo de uma projeção de cinema consiste numa tela em branco, talvez você jamais perderia seu tempo vendo um filme de três horas como Titanic.
    Mas é isso o que acontece, sem que você se dê conta. Uma película de cinema é composta de milhares de fotogramas, ou fotografias, tiradas numa seqüência. Na tela, elas parecem ter um movimento contínuo. Isso acontece porque as imagens captadas pelo olho permanecem na retina enquanto os cones estão estimulados.
    Esse fenômeno, que costuma durar um vigésimo de segundo, é chamado de persistência visual. A imagem continua na sua vista um pouco depois de sair da tela. Outra foto se sobrepõe e você não percebe o intervalo entre as duas.

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