sábado, 29 de outubro de 2011

Desafio lógico do sequestro do cientista

   Duas organizações clandestinas pretendem sequestrar um cientista conhecido pela sua inteligência extrema.   A primeira organização pensa em escondê-lo em algum lugar remoto da Argentina, enquanto a segunda acha que será melhor levá-lo para um recôndido recanto de Itália. O cientista, apesar de ter conhecimento deste projecto, foi capturado ao sair do seu laboratório e conduzido, com os olhos vendados e num estado de inconsciência, até ao destino escolhido pelos sequestradores. 
   Quando voltou a si, o cientista encontrava-se num quarto sem janelas, cujo o único mobiliário se resumia a uma mesa, uma cadeira e uma cama. Ao lado, encontrava-se um banheiro, também sem janelas para o exterior.
   -Onde estou?- perguntou a si mesmo.
   Medita durante uns segundos e sorri. Levanta-se e vai conferir o que tinha pensado.
Depois volta à cama e deita-se para descansar, pois ja sabia onde estava!
   Pergunta: Como o cientista descobriu onde estava?



Para verificar a resposta, clique segure e arraste entre as figuras abaixo

₢   Durante a meditação ele lembrou-se de ir ao banheiro e puxar a água do vaso sanitário. Depois vê em que sentido gira a água:  Se a água girar no sentido contrário ao sentido dos ponteiros do relógio é porque está no Hemisfério Norte, ou seja, em Itália. Se a água girar no sentido dos ponteiros do relógio, está no Hemisferio Sul, ou seja, na Argentina.    ₢

2 comentários:

  1. Essa eu acertei graças a televisão que tambem educa.

    ResponderExcluir
  2. Caro senhor, isso não se verifica na realidade! O efeito de coriolis é suplantado por inúmeras outras flutuações que determinam o sentido de rotação do vórtex.

    ResponderExcluir

Html email form powered by 123ContactForm.com | Report abuse