domingo, 20 de junho de 2010

Pensamento lateral - desafio da pirigueti

   Este é um problema de pensamento lateral, o que sugere que há mais de uma resposta para o desafio. Porém o raciocínio lógico deve prevalecer. Na solução se encontra a proposta mais convincente...
   Jaqueline é uma piriguete que, como não podia deixar de ser, tem dois namorados, João e José. Jaque mora no subúrbio e não quer que os dois namorados saibam onde ela mora. Para visitar João ela pega o suburbano na direção norte, e para visitar José deve pegar o trem na direção sul.
   Ambos trens passam a cada 10 minutos, e como Jaque gosta de ambos de forma igual, nem liga se um trem vai para o norte ou para o sul, sempre pega o primeiro que passa. No entanto, por algum motivo Jaqueline termina visitando João 90% das vezes, e a José só os 10% restantes. Por que?

verifique a resposta arrastando o mouse com o botão esquerdo pressionado da carinha branca até a preta.

 A resposta mais aceita seria que o trem que vai para o norte passa um minuto antes do que vai para o Sul. Sendo assim ela só pega o trem para o sul se chegar a estação no exato minuto de intervalo entre os dois trens, nos outros 9 minutos restantes ela pegaria o trem para o norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Html email form powered by 123ContactForm.com | Report abuse