sexta-feira, 15 de abril de 2011

Problema lógico das moedas dos marinheiros

   O comandante de um navio quer recompensar dois bravos marinheiros. Assim, entregou ao secretário uma caixa contendo moedas de ouro num numero entre 240 a 250 moedas para que no dia seguinte fosse distribuida igualmente entre os dois marinheiros. Entretanto ao anoitecer um dos marinheiros, sem nada dizer ao companheiro, foi sorrateiramente até onde estava a caixa e dividiu as moedas em duas partes iguais, entretanto a divisão não era exata e sobrava uma moeda. "por causa desta moeda é capaz de ter discussão amanhã, é melhor jogá-la fora", pensou o marinheiro e assim o fez, levando a sua parte e deixando o restante no lugar. Horas depois o segundo marinheiro teve a mesma idéia. Foi até o lugar onde se encontrava a caixa, dividiu o total em duas partes iguais, observando que sobrava uma moeda, jogou ela no mar, levando a sua parte. No dia seguinte o secretário reuniu os dois marinheiros, abriu a caixa e dividiu as moedas em duas partes iguais, dando uma parte para cada marinheiro. Observando que sobrava uma moeda na caixa, o secretario resolveu ficar com ela como pagamento pelo serviço prestado. Nenhum marinheiro reclamou, pois achavam que ja haviam recebido a parte que lhes cabia. Três perguntas:
1) Quantas eram as moedas na caixa no inicio?
2) Quanto recebeu cada um dos marinheiros?
3) Qual o numero minimo de moedas poderia haver na caixa, ao invés de 240...250, para satisfazer a lógica desta questão?

Um comentário:

  1. resposta:
    1) Quantas eram as moedas na caixa no inicio?
    247

    2)Quanto recebeu cada um dos marinheiros?
    marinheiro A = 153
    marineiro B = 91

    3) Qual o numero minimo de moedas poderia haver na caixa, ao invés de 240...250, para satisfazer a lógica desta questão?
    15 moedas

    ResponderExcluir

Html email form powered by 123ContactForm.com | Report abuse