segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Desafio do código terrorista

  OBS: HÁ UMA PEQUENA VARIAÇÃO NESTE DESAFIO, POIS ELE FOI FEITO EM PORTUGAL. NA VERDADE ESTA INFORMAÇÃO JA É UMA DICA PARA RESPOSTA. O QUE VALE AQUI É O RACIOCÍNIO LÓGICO.

   A polícia está à porta de um armazém, onde os elementos de uma rede terrorista se encontram. Para entrarem no armazém os terroristas têm de saber uma espécie de código.
   O objectivo da polícia é perceber qual é esse código para poder enviar agentes que se vão fazer passar por terroristas. Observam, então, o comportamento dos criminosos... Um terrorista chega e bate à porta. "8", diz alguém desde o interior. O terrorista responde "4" e a porta abre-se.
   Chega um outro terrorista e diz a voz desde o interior "14" ao que o terrorista responde "7". Uma vez mais, a porta abre-se e o terrorista entra.
   "Veem?", diz o chefe da polícia. "Só têm de dizer a metade do número que vos disserem".
  Vai um polícial (à paisana, obviamente) e a voz do interior diz "0" ao que o polícia responde "0". De repente, ouvem-se tiros e o polícia morre. Os polícias que estavam a vigiar ficam surpreendidos, mas decidem enviar mais um polícia. Ele bate à porta e ouve "6". Decide responder "3" e no segundo seguinte leva um tiro e morre.

Pergunta: Como é que os terroristas perceberam que aqueles dois homens não faziam parte da rede?

Para ver aresposta, clique segure e arraste o mouse entre as figuras abaixo:
₢   O 1º terrorista ouve a voz do interior dizer "8" e responde "4", isto porque 8 (oito) escreve-se com 4 letras! O 2º terrorista ouve "14" e responde "7", porque 14 (catorze) escreve-se com 7 letras! Portanto, quando o polícia ouviu "0", deveria ter respondido "4", pois "zero" tem 4 letras!
Do mesmo modo, o outro polícia também devia ter respondido "4", pois ouviu a voz do interior dizer "6". "Seis" tem 4 letras!   ₢

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Html email form powered by 123ContactForm.com | Report abuse