quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Explicando a lógica do problema das três portas

   Você se lembra do quadro que passava no programa do Sérginho malandro, chamado "a porta dos desesperados"? Consistia em 3 portas das quais uma criança escolhia uma, em duas haviam monstros e em apenas uma havia um presente. Após a criança escolher uma porta, o malandro dava uma espiada nas outras duas e abria uma, no caso sempre abria aquela que tinha um monstro, então sobravam duas portas, aquela que a criança escolheu mais uma. Depois o Sérginho sempre perguntava se a criança queria ficar com a escolha inicial ou gostaria de mudar de porta.
   Hoje em dia circulam pela internet varios desafios baseados neste conceito. A pergunta que é feita é sempre a mesma: Você trocaria de porta? é mais vantajoso permanecer na porta escolhida inicialmente ou trocar?
   A resposta certa é que, conforme a probabilidade matemática é mais facil conseguir o prêmio quando você troca de porta, Mas parece meio estranho imaginar isso, pelo menos pra mim é, então resolvi postar esta resposta detalhada para leigos como eu entenderem este raciocínio...
   Inicialmente você tem 3 opções e só uma da o prêmio, ou seja suas chances iniciais são de 1/3 ou 33,33%.
Sabemos que o apresentador abrirá sempre uma porta que tem um monstro. Bem, vamos desmembrar todas possibilidades, das portas A, B e C, você escolheu a A e permanece com este palpite até o fim:
  possibilidade 1: prêmio na porta A = você levaria o prêmio;
  possibilidade 2: prêmio na porta B = você correria do monstro;
  possibilidade 3: prêmio na porta C = você correria do monstro.
conclusão: Sempre que você manter seu palpite inicial, suas chances serão 1/3 ou 33,33%.
  
Certo, agoras vamos analisar a situação quando você troca de porta. Você escolheu inicialmente a porta A.
  possibilidade 1: prêmio na porta A = você correria do monstro;
  possibilidade 2: prêmio na porta B =  você levaria o prêmio;
  possibilidade 3: prêmio na porta C = você levaria o prêmio;
 conclusão: Sempre que você optar por trocar de porta, suas chances serão de 2/3 ou 66,66%.
  
   Note que quando você troca de porta suas chances dobram, isto porque o apresentador sempre desvendará uma porta com monstro, então você só não ganhará o prêmio ao trocar de porta caso ele esteja na porta A, mas se ele estiver na porta B ou na C, você levará o prêmio para casa.


   Acho que é isso, agora não tem como ficar na dúvida né...

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com essa lógica não, pois quando você é perguntado se quer trocar de porta, é como se você tivesse de fato uma segunda oportunidade de escolher entre duas portas, sabendo que uma tem o monstro e a outra não. Escolhendo qualquer uma das duas, tua chance é sempre 50%. Não tem diferença entre as duas escolhas e é essa escolha final que vale selará a tua sorte agora. A primeira porta que foi aberta é como se nunca tivesse existido e não interfere em nada na estatítica mais.

    ResponderExcluir
  3. Não, a lógica é matematicamente correta (mas ta mal explicado no post). Em 2/3 vc ganha se trocar. Pensemos que vc sempre escolhe "A". Quando A for correto, trocando vc perde (1/3). Quando B for correta, o apresentador abre C e trocando vc vence. Quando a correta for C, o apresentador abre B e trocando vc vence. O fato de trocar sempre após ele abrir uma porta é que amplia as chances para 2/3. É só colocar os dados numa tabela que fica incontestável.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o post, me recordo muito deste jogo do Sérgio Malandro...

    ResponderExcluir
  5. Aproveito para dar os parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. Habitantes de internet, vamos parar de achar que a lógica é uma opinião pessoal? A postagem do blog está correta e basta verificar algumas fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_de_Monty_Hall

    ResponderExcluir

Html email form powered by 123ContactForm.com | Report abuse