domingo, 30 de abril de 2017

A estrela morta

Este é um desafio de pensamento lateral com raciocínio lógico. Cadis é uma estrela muito densa e fica a 5 anos luz da terra. Estudos afirmam que esta estrela pode explodir a qualquer momento e caso isso ocorra sua explosão projetará destroços por um raio de 10 anos luz e desintegrará tudo nesta área. Os humanos assustados com a notícia começam a observar mais atentamente esta estrela. Sabe-se que sua explosão lançará destroços a uma velocidade de 900.000 km/s (3 x a velocidade da luz). Vamos a questão. João está observando o céu e  nota um clarão e a explosão desta estrela. O que aconteceu a seguir? O que João precisa fazer para sobreviver?

7 comentários:

  1. Se João viu o clarão é porque a luz da estrela já chegou até ele. Neste caso a explosão já teria acontecido: a situação é impossível.

    ResponderExcluir
  2. Supondo que João esteja na Terra e observando o céu a olho nu, a luz da explosão chegaria até ele em 1.825 dias. Todavia os destroços já teriam atingidos a Terra, pois os mesmos viajam a velocidade 3 vezes ao da luz (608 dias e 8 horas - tempo que os destroços chegariam a Terra). Se João está vivo, então os destroços não atingiram a Terra ou nem todos morreram. Sorte do Joãozinho.

    ResponderExcluir
  3. Nem rezar adianta, se viu o clarão, (com a velocidade da luz) e os destroços são mais rapidos, ja teria morrido antes de ver o clarão.

    ResponderExcluir
  4. Só que nada viaja mais rápido do que a luz, e não existe tal estrela a esta distância, então João só precisa recalcular as coisas.

    ResponderExcluir
  5. Neste caso não haveria como sobreviver destruição total.

    ResponderExcluir

Html email form powered by 123ContactForm.com | Report abuse