segunda-feira, 16 de maio de 2011

Os sete navios - Livro matematica divertida e curiosa (Malba Tahan)

   Certa vez, já lá vão alguns anos, por ocasião de um congresso científico, e no fim de um almoço em que se encontravam reunidos vários matemáticos conhecidos, alguns deles ilustres, pertencentes a diversas nacionalidades, Eduardo Lucas anuncioulhes, inesperadamente, que lhes ia propor um problema de matemática,
e dos mais difíceis.
— Suponho — começou o ilustre geômetra —, é, infelizmente, simples suposição, que todos os dias, ao meio-dia, parte do Havre para Nova York um navio e que, à mesma hora, um paquete da mesma companhia parte de Nova York para o Havre. A travessia é feita sempre em sete dias, tanto num sentido como no outro.
   Quantos navios dessa companhia, seguindo a rota oposta, encontra, em caminho, o paquete que parte do Havre hoje ao meio-dia?  Você saberia responder?

Para verificar a resposta, clique, segure e arraste o mouse entre as figuras abaixo.

₢  É, pois, certo que um vapor, tendo partido do Havre no dia 9 chega a Nova York no dia 16, encontra-se
no mar com 13 barcos, mais o que entra no Havre no momento da partida, e mais o que sai de Nova York no momento da chegada, isto é, 15 ao todo.  ₢

2 comentários:

  1. Conheço este desafio. A resposta correta são 13 cruzamentos. Nos portos os navios não se cruzam porque exatamente ao meio-dia eles estão parados. A palavra na pergunta deve ser "cruzar" e não "encontrar"
    Indovinello 42
    Copie e cole no site de busca

    http://lnx.matematicamente.it/giochi/La_matematica_degli_indovinelli_3.0.pdf

    Há outras charadas ótimas.

    MD

    ResponderExcluir

Html email form powered by 123ContactForm.com | Report abuse